segunda-feira, 26 de março de 2012

ANSIEDADE


Afinal de contas, o que é ansiedade? Tem cura? Existe algum remédio que possa controlá-la?


O próprio Senhor Jesus reconhecendo os males da ansiedade advertiu: 


“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”(Mt 6.25-34). 


Tudo isto se resume em, ao invés de ficar ansioso, sofrendo por antecedencia, tenha fé, creia que o seu Deus suprirá todas as suas necessidades.

O QUE É ANSIEDADE

Ansiedade segundo a maior das enciclopédias livres: Wilkipédia, é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc.


Li, não me recordo onde que, ansiedade é a base de todas as neuroses e que pode até provocar úlceras, dores de cabeça, alergias na pele, má digestão, mudanças na pressão sanguínea e até mudanças químicas no sangue.

O REMÉDIO É JESUS!

Após estudos a universidade de Toronto, no Canadá chegou-se a seguinte conclusão: Acreditar em Deus pode ajudar a acabar com a ansiedade e reduzir o estresse. Segundo os cientistas, quanto mais fé os voluntários tinham, mais tranquilos eles se mostravam diante das tarefas, mesmo quando cometiam erros. (fonte: revista Psychological Science).


Paulo também com respeito ao assunto escreveu aos filipenses: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus” (Fl 4.6-7).

Pedro também escreveu: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (I Pe 5.7).
Aprendemos que ficar ansioso nada resolve. Ficar andando de um lado da sala pro outro não ira solucionar nada e que esta atitude só prejudica, e muito o coração. O que fazer, procurar se controlar, contar até 10 e crêr, o Deus que eu sirvo é comigo e tenho a certeza que tudo ira se resolver. Como Jó diante de tantos infortunios devo declarar: “Eu sei em quem tenho crido!”.


“Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá;
jamais permitirá que o justo venha a cair”(Sl 55.22)


ILUSTRAÇÃO: Um relógio começou a calcular o trabalho que teria que fazer no ano seguinte. Um raciocínio mais ou menos assim: "Se eu tiquetaquear duas vezes por segundo, isso quer dizer que terei que tiquetaquear 120 vezes a cada minuto. Numa hora, serão 7.200 vezes; durante o dia, em 24 horas, serão 172.800 vezes. Ora, num ano precisarei tiquetaquear 63 milhões de vezes. Em dez anos, 630 milhões". Assim, de cifra em cifra, imaginando o tanto que teria de suar, o relógio não resistiu: Teve um colapso e pifou.

SUGESTÃO DE FILME: A História de Ron Clark (The Ron Clark Story) – 2006


SINOPSE: Snowden, escola de 1º grau, Aurora, Carolina do Norte, 1994. Ron Clark (Matthew Perry) é um professor temporário, que experimenta um misto de nervosismo e ansiedade ao aguardar o momento de começar no emprego. Mas, antes mesmo de iniciar, demonstra uma rara sensibilidade ao saber se aproximar de um garoto que tinha sido colocado em um castigo humilhante por outro professor.
Após 4 anos, os métodos de Clark se mostraram mais do que eficientes, pois classificou sua classe em 1º lugar do município pelo 4º ano seguido. Como uma singela forma de reconhecimento, para se sentir mais permanente, lhe deram uma vaga no estacionamento, inclusive com seu nome gravado. Porém ele quer algo mais da vida e, assim, fala para seus pais que deixará o lugar, antes que usem a vaga como seu túmulo.
Sonhando grande, ele vai a Nova York, mesmo sabendo que lá encontrará desafios bem maiores. Ele pretende ser professor no Harlem, apesar de dizerem que tem a "cor errada". Ron tenta inutilmente encontrar emprego como professor e, para ter alguma renda, consegue um emprego de garçom. Ao passar na porta da Inner Harlem, uma escola de 1º grau, vê um professor se atracando com um aluno. Este fato faz com que o professor peça demissão e Clark consiga o emprego. Mas, para a surpresa do diretor, Ron quer ser professor da pior turma do colégio. Ninguém sabia, mas ele estava rescrevendo não apenas a sua história, mas também a de várias outras pessoas.


ELENCO: Hannah Hodson (Shameika) Melissa De Sousa (Marissa Vega) Micah Williams (Julio) C.J. Jackman-Zigante (Y'landa) Isabelle Deluce (Alita) Brandon Smith (Tayshawn) Ernie Hudson (Diretor Turner) Marty Antonini (Howard)



Pr. Emerson José

Nenhum comentário:

Postar um comentário